alguns DIAS dos MILANI DE MOURA

Previeri Sarto Milani de Moura e Dias



quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Origem dos "De Moura"

Somos descendentes de Bastião de Moura. Quando nossa família fugiu da Inquisição Católica (uma das poucas famílias de portugueses de religião judaica que conseguiram isso)em 1498, os parentes nossos que foram para Amsterdã adotaram, aos poucos ( até cerca de 1658), o nome Mor. Os que ficaram por lá são Mor até hoje. São membros da Congregação dos Judeus Portugueses da capital da Holanda. Os que, entre os anos 1658 e 1664 foram para as ilhas britânicas, depois para as Antilhas Britânicas, e depois para as demais possessões britânicas (EUA, Austrália etc.), adotaram o More (não é Moore, mas More). Os Moura – a família era de judeus sefaraditas – dos reinos ibéricos (Castela etc.) viraram Mora, e foram maciçamente batizados como católicos, ainda que pela força: muitos morreram queimados em praça pública acusados de prática de uma religião ilegal, o judaísmo.
Um parente nosso, francês, escreveu uma tese universitária sobre o Mora. Os Moura chegaram ao Brasil – litoral da Bahia – em 1503, no navio de Bastião De Moura, o Espoir d’Honfleur. Ele voltou para Honfleur na França ao final de 1503, e em 1504 passou outra vez pelo mesmo litoral brasileiro, da atual Bahia, e deixou mais parentes nossos.
E depois, seguiu para a Índia, numa missão comercial francesa, a primeira daquele país até a península Índica (somos uma das dez famílias mais antigas do Brasil) mais antigas que a nossa, só as dos descendentes dos marinheiros do navio de Cabral que fugiram em 1500, embrenhando-se na floresta, e as dos descendentes de portugueses que, estranhamente, foram descobertos nas proximidades de onde hoje é Santos, e que ninguém sabe ao certo por que estavam lá – onde devem ter chegado antes de 1500). Bastião conhecia exaustivamente as rotas oceânicas, não apenas por ser filho de João De Moura, o excepcional navegador português de meados do século XV. Também detinha no cérebro informações de uma família dedicada aos oceanos e mares desde tempos remotíssimos. Naqueles tempos, a pessoa já nascia sabendo que profissão teria, pois inexistiam escolas, e os filhos eram sempre aprendizes da profissão paterna; entre os Moura, quem não era navegador era cartógrafo, e ambos eram igualmente comerciantes.
João De Moura, foi o mais exuberante navegador português de meados do século XV. Foi quem fixou nos mapas as rotas lusitanas pela África. Vasco da Gama valeu-se dos mapas feitos por esse nosso ancestral para contornar a África.
Os Mor/Moura eram portugueses desde o século XII, pois lutaram no exército que criou Portugal no século XIII e, por isso, ganharam uma cidade como prêmio do primeiro rei de Portugal. Entretanto . . . não eram cristãos: eram judeus. Eram judeus de uma família de navegadores do Mediterrâneo,  desde os tempos do Império Romano. Anos de pesquisa, revelaram isso.

Registros foram encontrados com nossos parentes que fugiram da Inquisição e foram para Amsterdã, Holanda. São eles: os Mor da Holanda; os More do Reino Unido, dos EUA, da Austrália, da Nova Zelândia e do Canadá; os Mora da Espanha, os Moura de Alexandria, do Egito - que desde 1952 mudaram-se para Israel.
Os Mor eram israelitas da tribo de Judá, do local onde hoje fica a Jordânia. E, por tradição, fomos preponderantemente navegadores e cartógrafos, até o século XVIII. Portanto, Moura, nosso nome, não tem nada a ver com os Mouros. Nada mesmo.
Em tempo: o atual cônsul de Israel em São Paulo é da família Mor, descendente de um herói da formação do atual Estado de Israel.

Na verdade, nosso nome é Mor, do latim Morus nigra, uma árvore do Oriente Médio, um tipo de amoreira.
Descendemos de navegadores portugueses, de Bastião De Moura, o maior navegador português da virada do século XV para o XVI, em cujo navio (seu), o Esperança, ele fugiu da Inquisição com a família, indo para Honfleur, França, porto da Normandia. Bastião foi o comandante do Espoir (afrancesamento de Esperança) d'Honfleur, o primeiro navio sob bandeira francesa a chegar à Índia, em 1505.

439 comentários:

  1. gostaria de saber se vc tem informaçoes sobre os mouras depois que eles chegaram no Brasil. do tipo onde se expalharam, se todos os Mouras no Brasil descende de uma mesma familia etc. se ouver como envie para meu e-mail tigo_bob_moura@hotmail.com.
    agradecido,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago,que eu saiba a familia do võ Moura, do Rio de Janeiro,trabalharam na belgo mineira,constrçao da estrada ferro, em Botelhos encintrou a vó Herminia, que conheceu na viagem, casaram , o võ trabalhou na venda de sal, depois comerciante de cafe e exportador,radicou-se em Alfenas. Com a quebra da bolsa em 1929,perdeu todos os seus bens , e apos a revoluçao de 1930, 1932 veio para Parana com seu filho Jose Guedes de Moura Neto,precisamente em Santo Antonio da Platina. Irmao Ramiro, Passos Minas Gerais.
      carlossebastiaorosa@hotmail.com

      Excluir
    2. em 1935 meu vô era dono da estação de trem em londrina , ele tinha 3 esposas e uma porção de filhos kk queria saber mais sobre eles e como estão os filhos dele , Alvaro Moura o nome dele

      Excluir
  2. A mesma dúvida que o Tiago tem eu também tenho, gostaria de saber mais sobre a família de Moura, se somos todos parentes agora distantes, me mande notícias pelo e-mail vbstcontato@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Também tenho dúvidas sobre a origem da familia Moura, gostaria de saber mais, sei que temos muitos parentes dispersos pelo Brasil, e que alguns são de Moura e outros apenas Moura, que é o meu caso. Sei que temos muitos parentes no Rio Grande do Sul e gostaria de saber mais e se todos os Moura são parentes.

    ResponderExcluir
  4. sou um de Moura, moro em volta redonda, mas sou de Lafaiete mg, tenho 55 anos, porem não sei nada sobre a familia de meu pai Vital Soares de Moura, ele morreu 28 dias apos eu nascer proximo a cidade de Gage em um acidente de cominhões da Andrade Guttieres e CSN, tenho 1 irmão e 3 irmãs que morram em minas. Casado, 3 filhos e um neto, queria saber qualquer coisa sobre meu passado.
    o email de minha filha e jessy_xuxuka@hotmail.com
    caso alguem tenha alguma informação enviar para o email de minha filha.
    Grato José Carlos de Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose , deixe seu e-mail e estarei retornando com um site da arvore genetica da familia da qual tenho raiz. Quem sabe pode se identifica.

      Excluir
    2. Olá! Será que poderia me enviar este site da árvore genealógica? Pois tenho muitos de Moura na família!
      caroldemoura@hotmail.com

      Excluir
  5. Sou um autêntico Mór, sou descendente neto de Adão Leandro Mór, que nasceu e viveu parte de sua vida em Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul. Possuímos parentes, também, em cachoeira do Sul. Somo uma linha pequena da família e gostei muito de saber de nossas origens primárias, através, dos De Moura. Já tinha recebido informações da possibilidade da raiz da família ser judáica e fico feliz por, hoje, encontrar essa confirmação.

    ResponderExcluir
  6. somos da mitologia da Letónia e polaca das palavras celtas "mori", que significa mar, ou "mori-morwen", que designa sereia, ninfas Uma outra possível origem de moura (moira), também de origem celta, é "mahra" e "mahr", que significa espírito.[6]

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se todos somos descendentes dos de Moura.
    Meu pai chamava-se Augusto Pereira de Moura, nascido em Rio Bonito(Rio de Janeiro)(de Moura era do pai dele).
    Informações p/ meu e-mail: adv.reginamoura@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha meu pai tbm se chama GETULIO FERREIRA DE MOURA NASCIDO EM RIO BONITO (RIO DE JANEIRO)( O DE MOURA TBM ERA DO PAI DELE ) 15 ANOS QUE NÃO VEMOS A FAMILIA DELE..

      Excluir
  8. sou paulo moura, filho de sebastião bernad moura moro no E. SANTO paulomourasgp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Paulo, meu Avô paterno (Olympio Manoel de Moura) teve terras próximo a uma localidade chamada Santa Marta, por volta do ano de 1935/1938. Morreu e foi sepultado em São Lourenço e suas terreas foram vendidas por irmãos ambiciosos. Preciso saber mais notícias sobre meu Avô. Meu pai tem 78 anos e ainda chora a perda prematura do pai. Se vc. puder nos ajudar, faça contatos.
    Luiz Antonio de Moura
    lisaac@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Meu nome é Edson dos Santos Moura, Filho de Pedro Manoel de Moura O nome de seu avô me chamou atenção, pois os sobrenomes é igual ao do meu pai e dos meus tios, eles nasceram no estado do ceará, e hoje moram no estado do Maranhão. gostaria tambem de saber a origem da minha familia e se todos os moras vem de uma linhagem só. Vou enviar o convite para seu email o meu é edsmoura4@hotmail.com

      Excluir
  10. Olá! Gostaria de saber mais sobre meus antepassados. Tbm sou uma "De Moura" e moro em Divinóipolis/ MG. Tbm gostaria de saber se somos todos parentes distantes....
    Aguardo o contato.
    Grata,
    Patrícia Ap. de Moura

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi patricia tambem tenho moura... Minha avo veio de Minas Gerais-Morada Nova. Hj motos em Brasília. Mas minha avo veio nova para o interior do GO. Hj ela tem 92 anos...

      Excluir
  12. Ah!!! Esqueci de postar meu e-mail: paty.olivia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Antonia de Moura,
    Sou de Familia do maranhão, meu avô Luis Bento Ribeiro de Moura, nascido em São Felix perto de Colinas do Marahão. Gostaria de encontrar mais detalhes sobre meus parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sou de presidente dultra maranhao bem perto de vc.filho de maria alzenira lopes de moura e avelino rodrigues de moura......

      Excluir
    2. Sou Kaic firmo de moura, Filho de Zilda Ribeiro de moura..
      por termos 2 sobrenomes.. acho que somos parentes msm rsrsrs

      Excluir
  14. Sou da familia moura residente na paraiba e minha dúvida é a de muitos. Somos parentes mesmo que distantes ou não. repmoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. olaa
    sou da familia de moura
    residente de fortaleza-CE
    gostaria de saber mas informacoes
    sobre essa parte da familia
    meu email e milamoura21@live.com
    desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  16. gostei muito de saber sobre a origem do meu nome ,
    passarei a diante esse conhecimento ,abraço a todos os so de MOURA !
    RALF DIAS DE MOURA !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber sobre a origem do de Moura. Talvez somos parentes Ralf, pois tbm sou DIAS DE MOURA. Kelly Cristiny Dias de Moura do Rio Grande do Norte!!!

      Excluir
  17. Agradeço muito os esclarecimentos sobre as origens da nossa família. Fiquei imensamente feliz. Se for possível, poste mais dados sobre! Os Moura agradecem! ;)

    ResponderExcluir
  18. adorei saber da origem de minha familia sou vitor hugo de moura de porto alegre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou carlos augusto de moura moro em canoas rs mas minha familia é de tenente portela rs

      Excluir
    2. Tb sou dos Mouras de Tenente Portela. James Moura conhecem? Se sim me mandem e-mail. jamestonmoura@yahoo.com.br

      Excluir
  19. Não faço parte desta família mais adorei a história dela parabéns a todos DE MOURA. [Pink Kisses por PINKAPLOUCA]

    ResponderExcluir
  20. sou neto de Marciano de moura e Gertrudes da conceição, filho de Marciano de moura filho, sou Pedro Lauro de Moura

    ResponderExcluir
  21. Sou de moura, filho de oswaldo guedes de moura, neto de ciprano guedes de moura e Luzia fernandes de moura. Meu e-mail pmcon@ig.com.br, tbm estou no facebook(oswaldo guedes/natal/rn)

    ResponderExcluir
  22. SOU DA FAMÍLIA "DE MOURA", MEU PAI SE CHAMAVA JORGE RIBEIRO DE MOURA, MINHA FAMÍLIA É DE MORADA NOA DE MINAS-MG, MAS NOS MUDAMOS PARA TRÊS MARAIS -MG. GOSTARIA DE DE SABER SE HÁ ALGUM TIPO DE PARENTESCO PRÓXIMO COM A FAMÍLIA DE MARANHÃO LUIS BENTO RIBEIRO DE MOURA. CONTATO: FACEBOOK: sonia_renata@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é parente de luis soares de moura , que era filho de gabriel soares de moura dai da região de morada nova de minas, tiros, etc . o Sr luiz soares de moura, teve dis casamentos, no primeiro tiveram Três filhos, wilsom de moura bernardes, maria josé e Elvira de moura bernardes, no segundo casamento com sebastiana soares da silva teve quatorze filhos, praticamente todos os decendentes residem hoje em montes claros. com certeza vc. já conhece essa historia.............................

      Excluir
    2. O telefone de sebastiana soares da silva, esposa de Luiz soares de Moura em montes Claros é 38 32211325

      Excluir
    3. vc é parente de luis soares de moura , que era filho de gabriel soares de moura dai da região de morada nova de minas, tiros, etc . o Sr luiz soares de moura, teve dis casamentos, no primeiro tiveram Três filhos, wilsom de moura bernardes, maria josé e Elvira de moura bernardes, no segundo casamento com sebastiana soares da silva teve quatorze filhos, praticamente todos os decendentes residem hoje em montes claros. com certeza vc. já conhece essa historia.............................

      Excluir
    4. vc é parente de luis soares de moura , que era filho de gabriel soares de moura dai da região de morada nova de minas, tiros, etc . o Sr luiz soares de moura, teve dis casamentos, no primeiro tiveram Três filhos, wilsom de moura bernardes, maria josé e Elvira de moura bernardes, no segundo casamento com sebastiana soares da silva teve quatorze filhos, praticamente todos os decendentes residem hoje em montes claros. com certeza vc. já conhece essa historia.............................

      Excluir
  23. tenho a mesma curiosidade de tiago meu email é milene_gtinha@hotmail.com....obrigada

    ResponderExcluir
  24. tenho a mesma coriosidade de tiago meu avó se chamava joão de moura meu pai se chama manoel de moura meu email vaniamoura.s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Quero agradecer, conhecia a cidade "moura" tomada dos "mouros" da região do alentejo,sempre pensei ser descendentes desses, mas tinha dúvidas.

    Eu sou R. N. de Moura, toda a minha família é "de Moura" somos do Ceará-Brasil, mas resido em São Paulo.

    email: ray.moura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. oi sou de moura ,do sul de minas meu avó se chamava (josé campos de moura) meu avó dizia que seus irmão e tios eram do rio grande do sul ,se alguém tiver alguma informação eu agradeço. EMAIL: vivia.moura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Sou Rafael Moura, moro na cidade de Feira de Santana-Ba, neto de Raimundo Santana de Moura, até então desconheço outras pessoas da familia do meu avô até pq o mesmo era filho único.
    Mais contato:
    raphaellmoura@hotmaiil.com

    ResponderExcluir
  29. Oi sou um De Moura, me chamo Luis Sergio Rodrigues de Moura, meus pais, irmãs e eu nascemos em Sertânia-PE, gostaria de obter mais informações sobre nossa familia, os DE MOURA, se é uma unica familia no Brasil ou mais de uma, e que sabe poder achar ainda parentes desconhecidos.

    e-mail de contato:

    sergiomouraadm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIE...MINHA FAMILIA É DE IGUARACI - PE PRÓXIMO A SERTANIA, PROVAVELMENTE SOMOS PARENTES PROXIMOS...

      ABRAÇO.... ADRIANO BARROS ELOI DE MOURA EMOURA@FATH.COM.BR

      Excluir
  30. Olá me chamo Gutemberg de Moura, estranho mas também não engulia aquela estória de Mouros, sempre me senti um Judeu desgarrado, tanto que desde de cedo estudo A História dos Hebreus, fiquei contente ao ler este artigo.
    Gostaria de saber mais sobre os De Moura, se possivel for entre em contato.
    gutembergdemoura@hotmail.com

    Desde já agradeço.

    Gutemberg de Moura

    ResponderExcluir
  31. meu nome e marcio moura, sou de são luis do -ma,adorei saber minha origem. tinha duvida porue de onde sugio topografo na minha familia,meu pai waldemiro da cruiz moura nascido em caxias do maranhão,foi um garnde topografo da região acho que ta no sanqui dos mouras gosta de da profisão semelhante aos os nosos antepasadosgostaria de receber mais imfomação da f.m.marcio.moura78@hotmil.com

    ResponderExcluir
  32. Olá !
    Gostaria de informações também pq sou DE MOURA e minha avó, segundo o que ela diz, é neta de holandeses que se estabeleceram no nordeste. Tb vejo outra caracteristica interessante em nossa familia, as mulheres usam PEREIRA DE MOURA que, segundo li, é caracteristica sevardita. Por favor, me deixem a par das caracteristicas dos DE MOURA no Brasil. Já agradeço.
    zaqramone@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA BISAVO,CHAMAVA SE :VITALINA SOARES DE MOURA, O ESPOSO DELA ,MIGUEL CARDOSO BRANDÃO ,OS FILLOS ,JESUINA SOARES DE MOURA,MARIA SOARES DE MOURA E JOAO BATISTA SOARES DE MOURA ESTE ULTIMO MEU AVO..DIZEM QUE VIERAM DA BAHIA..MAS ENGRAÇADO SEGUNDO CONSTA A VITALINA ERA CIGANA ,QUE APARECEU NOS IDOS ANOS EM RIACHO DA CRUZ .JANUARIA.MG ONDE FOI SUBTRAIDA DA TURMA PARA CASAR COM O MIGUEL CARDOSO BRANDAÕ..MEU BISAVO QUEM TIVER MAIS INFORMAÇOES..joaomoura23@yahoo.com.br

      Excluir
  33. Minha mãe sempre me contou que sua vó Maria Moura desceu da serra do Texeira no final do séc XIX vindo parar na zona da Mata sul de Pernambuco fugidos da seca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keremolina eu sou Cleuza rodrigues moura minha vó se chamava Maria Moura mãe de meu pai Deodauto rodrigues de moura meu avô era Renerio rodrigues de moura filho de João rodrigues de moura.

      Excluir
  34. OLA,TENHO NO MEU NOME O TAO COMENTADO O NOME MOURA,NOME ESSE QUE HERDEI DO MEU PAI. SOMOS DA CIDADE DE SANTANA DO MATOS NO RIO GRANDE DO NORTE E GOSTARIA MUITO DE SABER SE A FAMILIA MOURA SE RESUMI EM UMA SO FAMILIA EM TODO O BRASIL.EMAIL:sergioluis_moura@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Fco. José Moura, meu pai Manoel Moura da Silva é de Santana do Matos e meu avó se chamava Joaquim Moura. Gostei desses comentários, pois sempre observei que os Moura sempre são: José, João, Manoel, Severina, Antônios, Franciscos, nomes típicos de Portugal, porém achei incrível o lance de sermos descedentes de Judeus e mais da tribo de Judá, tribo que veio o Senhor Jesus. Meu email: fco.moura@hotmail.com

      Excluir
  35. boa noite! sou carolina moura de barros; o moura é do meu avô paterno, nascido em pernambuco. quem sabe não somos parentes.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      O de Moura e do meu avô paterno,
      nascido em Pernambuco..
      tenho quase certeza que somos primos mesmo!
      O nome do meu avô é Amaro...
      Saiu de pernambuco a cerca de 50 anos +/-
      e não apareceu mais!
      Ouvi a História e decidi pesquisar a fundo,
      talves sejamos primos mesmo ;)
      gostaria que confirmasse o nome do seu avô.
      Forte abraço a todos de Moura...

      Contato: facebook.com/kaicmoura

      Excluir
  36. Oi,sou de Pernambuco, puxa são tantos Mouras como eu Jefferson Moura, será que realmente temos uma arvore genealógica comum? De qualquer forma um forte abraço para todos.

    ResponderExcluir
  37. sou vanilda de moura minha avo paterna chama se maria raimunda de moura meu avo eduardo de moura estou interessada em descobrir onde eles nasceram por favor entre em contato meu email vanilda.moura2009@hotmail.com espero noticias

    ResponderExcluir
  38. Sou Lourdes Moura, meu pai chamava-se Manoel Joaquim de Moura, filho de Inácio Joaquim de Moura,da região de Belém/Pb onde encontramos nesse pais maravilhoso os parentes e os antepassados do meu bisavô? Meu abraço a todos os de Moura.

    ResponderExcluir
  39. Sou de Pernambuco,meu avô chamava-se João de Moura,meu pai Maximiano Moura neto todos de Nazaré da Mata.Gostaria de saber mais sobre os Moura em Pernambuco.

    ResponderExcluir
  40. Eu sou o Ronaldo Lúcio Rodrigues de Moura de Ouro Preto, Minas Gerais e da família originalmente de São Sebastião do Rio Preto, antigo distrito de Conceição do Mato Dentro, MG, mas o meu tetra-avô em linhagem paterna direta, José Luís Rodrigues de Moura já era proprietário na antiga capital de MG, Ouro Preto e, este, veio do Porto (Portugal) para Minas Gerais, a partir do Rio de Janeiro por volta de 1805. Meu e-mail é o: rldemoura@aol.at. Vivo no norte da Áustria!!!!!

    ResponderExcluir
  41. LUCIENE DE MOURA RJ
    Oi, gostei muito da nossa história e gostaria de saber o mesmo que todos perguntam: Somos todos parentes distantes?
    Seropédica - RJ
    luciene.demoura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  42. Lucas Moura da Silva / RS
    Olá,
    Pertenso a Família Moura, meus avós maternos têm por sobrenome Moura, também meus bisavós eram Moura acompanhado do sobrenome Brizola, tendo grau parentesco com Ex governador do Rio de Janeiro Leonel Itagiba de Moura Brizola, nascido no estado do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  43. Olá!Também sou Moura.Meu bisavô se chamava Inácio de Moura,só não sei a sua naturalidade mas gostaria de saber mais sobre a origem dos Moura.Se tiver algo mais para compartilhar pode me comunicar no meu e-mail:cmouradossantos@yahoo.com.br Abraços aos de Moura...

    ResponderExcluir
  44. eu gotei de saber a historia da minha familia e gostaria que todos que tiverem moura no nome sabesem sua historia

    ResponderExcluir
  45. eu sou um DE MOURA, nascido em mundo novo rrio grande do norte, tenho muito orgulho de pertencer a uma familia tão grande, ficarei muito agradecido aqueles que de alguma maneira procurarem entrar em contato comigo. Nossa familia aqui é muito grande, a 75 anos moro em natal rn.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia

      eu: jorge luiz de moura bertholo
      mae: lenilda de moura bertholo
      avo: maria de lourdes de moura/avô: antonio pedro de moura (de goianinha-rn)

      mas viveram em natal-rn

      antonio pedro de moura é filho de Manoel pedro de moura natural de (goianinha-rn)

      antonio faleceu em 48,

      se tiver informaçao... facebook: grafica premiere

      gt

      jorge

      Excluir
  46. quem quiser conhecer mais um pedacinho da familia moura, entre em contato comigo, ficarei muito feliz. fatima_moura2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima,também sou da família Moura,sou de Curaçá-Ba,descendemos de Isidório Paixão de Moura que casou-se com Benvina Maria da Silva,mas não se tem registros de onde vieram,tenho muita vontade de saber mais sobre os Moura,se puder ajudar agradeço.
      Soraya Cristina Moura e Silva,soraya-moura01@hotmail.com

      Excluir
  47. meu nome é manoel barbosa de moura, moro em natal, rn, gostaria muito de conhecer minha origem mas acho muito dificil por se tratar de uma familia muito grande. sou nascido em mundo novo rn, sou filho de severo bento de moura. me ajudem a conhecer um pouquinho de nossa historia, já que dizem que os mouras pertencem a uma só familia. fatima_moura2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. meu nome é manoel barbosa de moura, moro em natal, rn, gostaria muito de conhecer minha origem mas acho muito dificil por se tratar de uma familia muito grande. sou nascido em mundo novo rn, sou filho de severo bento de moura. me ajudem a conhecer um pouquinho de nossa historia, já que dizem que os mouras pertencem a uma só familia. fatima_moura2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Meu nome é Rudney de Araujo Moura.
    Fiquei impressionado com a veracidade dos fatos.
    Meu avô paterno se chamava Pedro de Araujo Moura e era do norte ou nordeste. Meu pai se chama Manoel de Souza Moura e tem 69 anos.
    Minha família Moura é muito grande e se estabeleceu pelo que sei há muito tempo em Macéio - Al.
    Gostaria de saber se somos todos parentes (De Moura e Moura.
    Por favor, enviem o que souberem sobre esta maravilhosa família.
    Meus e-mail's rudneymoura@gmail.com
    rudneymoura@uol.com.br
    rudneyram@hotmail.com
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido sobrinho Rudney, meu nome e josé arnaldo de souza moura, seu tio , irmao de manoel de souza moura (NEZITO).Somos netos paternos de manoel brandao de moura E Lydia de Araujo Moura,nosso avõ, conhecido senhor de engenho como major Né Moura, na cidade viçosa-alagoas. smomos filhos de pedro de araujo moura e aurelina de souza moura, graças a DEUS gozando de relativa saude, que acaba de completar 94 anos no ultimo dia 12 de fevereiro, os quais tiveram 20 filhos, dos quais sobrevireram 13 , sendo nove homens e quatro mulheres. somos sim, descendentes de uma familia medieval, originária de portugal e espanha.

      nosso e-mail: eletromotores@ofm.com.br
      Abraços a todos.

      Excluir
  50. Olá , meu nome é Luciana Dufrayer de Moura.Sou filha de Diomar José de Moura e neta de Alvaro de Moura. Eles são do Rio de Janeiro. Eu moro em São Paulo. Quero notícias, já que como foi dito acima , somos todos parentes. Meu email é:luduframoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. vcs sabem me dizer se existe Mouras na Alemanha?

    ResponderExcluir
  52. Sou neta de João de Moura e filha de Sebastião de Moura eles viveram partes de suas vidas em Soledade de MG.Meu avÕ já dizia que era descentente de judeus.Fico muito feliz pela a hitória ter comprovado isso.Por isso sei que existe milhões de Mouras espalhados pelo o Brasil afora.Meu imail delia_demoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. eu sou um moura e gostaria de saber por que aqui no RN os mouras tem um apelido iluzitado de (Gambía), sera que os mouras tbm teveram origem da Gâmbia? meu e-mail: junior-pereira80@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prazer te responder eu tambem sou moura do rn e moro no goias.O gambia vem de historia iluzitada meus contava que certa vez um de nossos descendente foi caçar e como nao matou nada,os amigos procuraram para ele como foi a caçada e se atrapalhou na respota e respondeu nao matei nem se quer um GAMBIA e os amigos cairao na gaitada e desde entao começarao apelidarao este MOURA de GAMBIA e o apelidio ficou e vem se arrastando ao longo do tempo.

      Excluir
  54. ola eu sou do RN e adorei saber a real historia do meu sobrenome MOURA, pois cresci ouvindo que nossa família eram descendentes dos MOUROS e hoje tive a curiosidade de descobri a historia verídica que se escondia entre mitos e lendas.Mas ainda tenho uma dúvida,todos somos uma unica família MOURA com N descendentes? ou existe uma outra historia para esse sobrenome...isso também ouvi falar desde pequena, diz-se por aqui que essa família tem duas origens...isso é verdade? qualquer informação sobre esse questionamento envia um e-mail ok:nininha.1987@live.com

    ResponderExcluir
  55. OLÁ, SOU EMÍLIO SERGIO DE MOURA, NASCI EM PALMEIRA DAS MISSÕES, RIO GRANDE DO SUL, MEU PAI É ROZALINO ZACARIAS DE MOURA, E MEU AVO JÁ FALECIDO SE CHAMAVA EMILIO MATIAS DE MOURA, NASCIDO EM CRUZALTA, RG DO SUL. SE ALGUÉM TIVER MAIORES INFORMAÇÕES OU FOR DA MESMA DESCENDÊNCIA, MEU EMAIL É ser.gius@hotmail.com


    10 de novembro de 2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tenho também este sobrenome "DE MOURA", que se agrega ao sobrenome "REIS". Meu Pai também nasceu em Palmeira das Missões/RS. Seu nome é WALDOMERO DE MOURA REIS e seu pai se chamava SERAFIM e sua mãe JOSEFINA CONRADO DE MOURA. Estou elaborando minha árvore genealógica e quem puder colaborar ficarei muito grata, afinal de contas somos galhos, flores e frutos de uma mesma árvore. verinhacunha@hotmail.com para contatos.

      Excluir
    2. Continuo aguardando, sinceramente, contato com o Emílio Sergio de Moura. Meu e-mail é o que está postado acima. Procuro muito por meus antepassados que, embora tenham desecendentes por todo este Brasil, minhas raízes próximas, com o sobrenome DE MOURA REIS, estão plantadas na cidade de Palmeira das Missões/RS. Peço a gentileza de quem ler esta mensagem - somos todos da mesma "cria" como dizemos aqui no Rio Grande do Sul - e se tiver informações sobre os "MOURA DA PALMEIRA",contate logo comigo. Um grande e fraternal abraço.

      Excluir
  56. Ola turma da NET, dei meu depoimento em outubro/2010 e meu nome é José Carlos de Moura, pois é, até agora não descobri nada, porem encontrei minha certidão de nascimento " venhinha" nela descobri que os pais do meu Falecido pai eram João Martins de Moura e Leordina Francelina dos Santos. Poxa quente me ajuda, quero saber se tem dos "DE MOURA" do outro lado querendo saber de minha familia tambem.
    Deixe seu depoimento neste meio de comunicação pois todos os dias eu vejo se vc esta aiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi desculpa por não ter as noticias que vc gostaria,na verdade eu também estou procurando a familia da minha mãe e vc tem o nome do irmão dela.Minha mãe chama Vera lucia de Moura e os pais dela Antonio Luiz de Moura,e a mãe Guiomar da Silva moura.Ela tambem tem outro irmão mas se lembra o nome inteiro mas se chama Otacilio.Desde ja obrigado

      Excluir
  57. Olá sou da familia Moura meu pai se chamava Pedro Ribeiro de Moura, fiquei muito feliz em saber que existem muitos Moura por o Brasil a fora. moro em Porto Alegre
    evalopes1971@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sou da família Moura. minha mãe se chama Zilda Ribeiro de Moura,
      Moro em Pernambuco

      Excluir
  58. Olá gente, meu nome é José Henrique Rodrigues de Moura, e eu acho que pelo espiritismo, eu tenho dentro de mim a alma do nosso mais velho ancestral, Bastião de Moura. Pode parecer loucura, mas é muito louco isso.

    ResponderExcluir
  59. Olá, sou da família Moura também. Minha mãe é de Perbambuco e consequêntemente todos os familares que conheço. Moro em São Paulo e me chamo Edson Moura dos Santos

    ResponderExcluir
  60. Olá meu nome é Fabiana de Moura , tenho curiosidades também d saber onde s espálharam os Mouras pelo Brasil,,,
    Aproveitando também tenho um tio q desapareceu faz uns 30 anos nunca mais voltou ,,, morava no interior d sobradinho. segredo - Rs ,, brigou com minha vó foi embora com uns gringos para o paraguai e e nunca mais voltou . o apelido dele era nego ,, o nome da minha vó era nelcinda de moura e do meu vo pedro alves os irmãos d ele são : gessi , jandira , caca ,sita, loico . miguel .... s puiderem m ajudar por favor era um sonho do meu pai q ele ñ conseguiu realizar ,,,um abraço
    meu email é : fabianademoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. OLA, EU SOU WILSON DE MOURA DE BAMBUI-MG, O NOME DO MEU PAI ERA VANDER DE MOURA, GOSTARIA DE SABER NOTICIAS SOBRE ESTE SOBRENOME MARAVILHOSO
    MEU EMAIL É wilson.demoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. oi tudo bem sou merilin de moura adorei saber um pouco mais do meu sobre nome d mais :)

    ResponderExcluir
  63. meu nome é SILVIO RICARDO BATISTA DE MOURA,NASC.09/08/1965-FILHO DE AMARO BUARQUE DE MOURA,MEU PAI É DE ALAGOAS SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE,DA FAMILHA DELE NÃO CONHEÇO NIMGUEM,O QUE SEI QUE SUA MÃE SE CHAMAVA NILA,GOSTARIA MUITO DE CONHECER NOSSA FAMILIA,VE QUE O NOME CONSTA NO LIVRO FAMILIA MOURA,FAVOR ME MANDEM RESPOSTA,SRBMOURA@HOTMAIL.COM(SOU DE RECIFE-PE)

    ResponderExcluir
  64. Jorge Ely Pires de Moura22 de dezembro de 2011 às 06:59

    Boa tarde Luciana administratora deste blog,e parentes com sobrenome DE MOURA , e irmaos em Cristo gostaria de participar da comunidade DE Moura ,pois sou Gaucho,nascido na cidade de Panambi Rs , me criei em Carazinho , e fui morar em Porto Alegre ,onde me casei e tenho um casal de filhos e um Neto , atualmente moro em Sao Paulo , tenho muitas informações , para os parentes da Família DE Moura , tenho um tio com 90 anos que mora em CRUZ ALTA RS ,CHAMA-SE Duarte Selois de Moura e sempre que posso vou visitalo ele é um arquivo vivo , ele é um verdadeiro Gaucho , ele é o irmao de meu pai ,Honorio SELOIS DE MOURA ele conta a historia de nossa familia , disse que os com sobrenome DE Moura , sao tropeiros que comercializavam mulas e gado traziam para Sorocaba e meu Avo era Biriva , isto o apelido dos tropeiros que transportavam gados e mulas de CRUZ ALTA ate Sorocaba , e que meu Avo LAUDELINO SELOIS DE MOURA em 1.880 com 1 anos de idade fez uma viagem com seus pais tropeiros e fazendeiros de Sorocaba e Itapetininga , viagem esta que durava 90 dias, de Sorocaba SP a Cruz Alta RS , Com o inverno rigoroso deixaram o filho pequeno com seu tio que era medico que participou da Guerra do Paraguai e tinha ganho como premio do Governo terras em Cruz Alta, Santa Barbara e proximo a Panambi, onde fomou a suas "Fazendas" onde tinha gado e mulas que eram comercializado no mercado de Sorocaba , ele ficou com seu tio , mais alguns anos seus pais mandaram busca-lo e ele nao queria ir , foi criado na lida do campo um verdadeiro Gaucho , e nao se interesou em resgatar sua herança de terras em Sorocaba , pois no sul tinha muitas terras e muito trabalho , e casou com minha vo e teve 9 filhos, 5 mulheres e 4 homens , exelentes cavalheiros Gaucho , que dominavam cavalos e gado nos Pampas , se criaram nas fazendas e se casaram , e hoje temos uma grande parte dos parentes em Panambi , Cruz Alta Santa Barbara do SUl , Carazinho uma parte em Santa Catarina , MATO GROSSO espalhados pelo Brasil mas com certeza a familia tem muitas ramificaçoes , e gostaria de juntar minhas informaçoes e aproximar parentes e pessoas interesadas em fazer um grande encontro quem sabe para a COPA do MUNDO no Rio Grande do SUL ou em SAO PAULO mesmo em alguma cidade do Nordeste pois ja que somos descendente da tribo de JUDA , e nossos ancestrais participaram da Criação de Portugal ,e tambem ajudamos a construir este estado maravilhoso do Rio Grande do Sul , e tambem o desevolvimento de outros estados da federaçao , na nossa parentela temos medicos advogados, politicos, engenheiros publicitarios empressarios escritores e artistas de todos os ramos fazendeiros colonos ramo laticinios agricultores grandes plantadores de soja e estamos espalhados pelo mundo, acho que podemos nos organizar para contar esta bonita historia de luta e trabalho desta familia abençoada por Deus.

    Sem Mais no momento

    Feliz Natal a todos e Próspero Ano Novo!!

    Jorge Ely Pires de Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Jorge , meu avô Dário de Arruda Moura nasceu em Araçoiaba da Serra que fica a 15 minutos de Sorocaba , meu pai Orlando Arruda de Moura também nasceu lá,'depois foram residir em Itapetininga, mas temos muitos parentes em Sorocaba filhos do primo de meu pai José de Moura que teve 10 filhos os quais todos residem em Sorocaba,sei que'Bento de Moura'era parente e muitos Rolim de Moura.Se tiver alguma informação sobre nossa família nos retorne.Abraço meu'telefone 15 81292558 Email fernandamoura.andrade@gmail.com

      Excluir
    2. Olá sou Cláudia Moura, moro em Lavínia SP e meu pai morreu sem conhecer o meu avô, ele se chamava JUCA MOURA e a última notícia era que moravam em Marília SP, e que tinha um filho que era muito parecido com o meu pai. O nome do meu pai é Cláudio Moura San Miguel (in memorian). Minha família é apaixonada por cavalos, etc, meu pai amansava cavalos e isso foi transferido para o filho e netos. Gostaria muito de conhecer meus tios e primos entre outros, se alguém tiver notícia meu imail é (claudiamourasmm@bol.com.br). Tenho orgulho de ser Moura.

      Excluir
  65. meu nome e Oseias Moura de Campos sou neto de Otilio rosa de Moura de Palmeira Das missoes, fiquei muito feliz de saber um pouco da nossa origem, sou caminhoneiro e moro atualmente em sapiranga rs, deixo um forte abraco a todos os Moura desse nosso Brasil. Oseias.campos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Obrigado sou da familia de moura e fiquei feliz em saber um pouco da nossa decendencia sou do RS.

    ResponderExcluir
  67. Olha ai, abri a página para saber algo de Damaso Antônio de Moura, meu tri-avô, nascido em Portugal. Sua filha casou com meu bisavô Joaquim Heleodoro Gomes dos Santos, que foi grande empresário teatral de 1855 a 1860 (quando faleceu), no Rio de Janeiro. Escrevi alentado livro sobre ele que estou pretendendo publicar. O casal Moura-Santos teve 2 filhos (Joaquim Heleodoro II; e Heleodoro). Joaquim Heleodoro II, poeta, voluntário da pátria na Guerra do Paraguai, foi alto fncionário do Governo da Provincia do Rio de Janeiro e foi meu avô.Seu filho (Joaquim Heleodoro III) foi meu pai, grande personalidade na cidade de Petrópolis (RJ) onde está toda a minha familia, que já não usa o Moura ou de Moura, que era da tri-avó materna. Meu tri-avô materno Damaso Antônio de Moura foi comerciante no Rio de Janeiro em dois ramos: emprestimos sob penhor e aluguel de escravos (que horror, gente, mas verdade histórica). O sr. Damaso teve duas filhas e um filho (talvez outros). Uma é minha bisavõ; a outra foi casada com o Major Geraldo Caetano dos Santos, da administração da provincia do Rio de Janeiro. O filho foi funcionário do Tribunal da Relação do Rio de Janeiro e tinha o mesmo nome do pai, Damaso Antonio de Moura, foi casado com Luiz Antônia Proença, nascida em Portuga, como ele. Que história por apurar e enriquecer! Quem sabe mais? Ajude; o meu e.mail é JOELDUSAN@GMAIL.COM. Continuo escrevendo o livro. Interessados abram meu nome na Internet (Google) onde saberão quem eu sou e minha atividade de pesquisa dessa familia extraordinária.
    Joaquim Eloy Duarte dos Santos, Petrópolis, RJ.

    ResponderExcluir
  68. sou leonilda batista muora meu avo nasceu em avare são paulo desde 1920 q minha familha reside em mt mas meu pai se mondou p/ rondonia e nuncamas tivemos noticia de nossa familha gostaria muito de noticias um abraço p/ todos os mouras

    ResponderExcluir
  69. Oi... Sou Auristela Moura, filha de Sebastião Moura, meu avô tb se chaama João Moura, e fiquei muito feliiz em confirmar o que meu pai sempre me disse,dos nossos descendentes judaaicos.
    Minha familia é bem grande tb, naturais de Minas Gerais mas moramos no ES. Vou deicar o email da minha sobrinha quem quiser conversar é escrever =) dhenifemoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Meu nome tem DE MOURA e eu nasci dia 27 de janeiro eu sou um moura

    ResponderExcluir
  71. yasmin paula de moura30 de janeiro de 2012 às 11:14

    estou procurando meu avô que na época morava em rancharia interior de são paula josé carlos de moura meu nome é yasmin paula de moura.E a minha vó é ana maria silva de moura eu moro no Rio de Janeiro minha bisavó mora em vila dos teles.

    ResponderExcluir
  72. Ynajara Christina de Moura12 de fevereiro de 2012 às 11:44

    Olá, sou "de Moura" e fico muito feliz de encontrar origens tão legais para o sobrenome q eu adoro. Pouco sei dos meus antecedentes, mas meus avós paternos (Aguida Maria de Jesus e Antônio Gonçalves de Moura) eram de Arapuá - Minas Gerais,mas tenho primos em Carmo do Paranaíba - Minas Gerais, Goiânia - Goiás, e outros tantos. Gostaria muito de encontrar mais pessoas as quais eu possa estar vinculada parentalmente. Admiro a iniciativa do site. Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  73. Respostas
    1. Meus antecessores também são de Minas Gerais (Arapuá). Meus avós paternos se chamavam: José Ahones Fernandes e Maria Albina de Moura

      Atualmente minha família reside em Anápolis-GO

      O melhor pra mim foi saber que sou descendente de judeu, até pq já me simpatizava com eles e sua história desde a ida de José para o Egito e assim por diante...Agora, ser da mesma tribo que Jesus...é o ápice!!!

      email: orlandomourajr@Hotmail.com

      Orlando Fernandes de Moura Júnior

      Excluir
    2. JOAO BATISTA DE MOURA
      VITALINA SOARS DE MOURA
      MIGUEL CARDOSO BRANDÃO
      JOAO MOURA NETO
      DEIXEM COMENTARIO
      joaomoura23@yahoo.com.br
      januaria/mg

      Excluir
  74. Olá! Sou Tarcisio Moura de Souza de Parintins-AM, bisneto de Antonio Salvador de Moura, que era baiano, gostaria de ter mais informações sobre a familia do meu bisavô e descobrir mais sobre o parentesco dos Moura do Brasil e se todos são realmente parentes. Quem puder ajudar entrar em contato pelo e-mail: tms.pins@hotmail.com ou pelo facebook.

    ResponderExcluir
  75. Legal casei-me, com um de Moura, portanto meus filhos são de Moura tambem...fico orgulhosa de saber que eles tem suas raizes no povo escolhido por Deus, os Judeus !

    ResponderExcluir
  76. Ola amigos.
    sou um dos orgulhos "de Moura" inclusive meus filhos também os são. Porém continuo sem conhecer nenhum parente relacionado ao meu pai Vital Soares de Moura, ele morreu 28 dias apos um nascer, era empregado do CSN e morreu em um acidente de caminhão proximo a cidade de Gage em Minas Gerais.Meus avos paternos são João Martins de Moura e Leordina Francelina dos Santos.
    Por favor me ajude a encontrar pelo menos um amigo parente.
    Grato . Jose carlos de Moura

    ResponderExcluir
  77. meu nome é Marcelo de Moura, sou do RN meu avô paterno era Marcelo de Moura da cidade de são tomé e minha avó era regina maria de Moura, gostaria de saber se tem algum parente meu que leu essas postagens, sou dos de Moura e gostei das postagens...abraço primo, pois afinal todo moura é familia sim!!!!!!! pois todos ao ver o sobre nome sabem que são parentes todos sentimos isso!!!! tenho 27 anos...

    ResponderExcluir
  78. marcelo de moura do RN... esqueci de madar meu email moura_osafo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. elisangela cortes de moura sou de são luiz gonzaga rs,meu pai( manoel urbano moreira de moura)e meu avô(osvaldo rocha de moura)nasceram em são borja rs,meu bisavô manoel de moura e meu tataravô gregorio castro de moura nasceram em porto alegre rs gostaria de sabe mais sobre a nossa familia de moura. meu email elismoura3@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Olá Sou Alessandra de Moura. Sou de Belo Horizonte ,Minas Gerais e filha de Augusto Alves de Moura natural de Corinto/MG já falecidO.Meus avós são Felipa e Alexandre.Minha dúvida é a mesma de todos, somos parentes distantes?Quem sabe não encontro por aqui parentes mais próximos. Abraços a todos os Moura.

    ResponderExcluir
  81. Sou a Alessandra do comentário acima. Meu e-mail é alessandra_smoura@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  82. Sou Lucia, Filha de José Guedes de Moura, de Pernambuco. Gostei muito de conhecer a história da família.

    ResponderExcluir
  83. sou filho de manoel andré de moura natural do estado do acré ele nascido em 1915 ele filho de joaquin maria moura não sei qual sua naturalidade e nen sua decendencia mais gostaria de saber mais sobre meus antecedentes.


    meu nome é: Pedro de Jesus Moura.

































    p

    ResponderExcluir
  84. boas, sou Luis António Moura,tenho 17 anos e vivo em Campo Maior, Portugal!!
    Gostei de saber estas informações sobre o meu último apelido e sobretudo de mostrar ao meu pai, que também não fazia ideia. Agora ja posso responder aos meus colegas que Moura não tem nada a ver com mulheres mouras. obrigado e continuem a pesquisa, se houver mais.

    luis-moura_1995@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Sou Maria C. de Moura. Fiquei feliz em saber da nossa história. Sou nascida em Natal-RN e moro em brasília à 40 anos. Quem quiser entrar em contato gostaria de saber mais sobre a nossa família de Moura. Meu e-mail é: mcandida.moura@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  86. Nossa, Amei Saber tanto sobre Minha Família...
    Incrível esse site e Parabéns pela Iniciativa!!!
    Também sou uma Moura com Muito Orgulho! Abraços

    ResponderExcluir
  87. oi sou georne oliveira de moura minha família é fundadora da cidade do Careiro-amazonas em 1955 gostaria de saber como e quando minha família migrou para o norte ja que segundo seu artigo os mouras do brasil teve origem do nordeste. meu email e georne20@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Georne,
      Sou Gilberto de Sousa Moura, morei em Manaus em 1976, próximo à sua cidade, infelizmente não tive a oportunidade de conhece-la. Talvez, na época se eu tivesse tomado conhecimento da sua fundação pelos "Mouras", eu teria ido sim passear aí.
      Sou licenciado em em História e Geografia e Bel em Geogafia. Afirmo que realmente os primeiros "Mouras" braileiros, entraram pelo Pernanmbuco, devido ser na época o principal porto de entrada de colonizadores e aventureiros, posteriormente, Bahia, São Vicente(São Paulo) e Rio de Janeiro. Mas foi realmente o Pernambuco o grande distribuidor de familias que hoje são importantes para a História do Brasil. A exemplo de minha fala, aproximadamente em 1609, chegou aqui em São Luis (MA) um Senhor chamado Alexandre de Moura, que viera juntamente com o Sr.Jerônimo de Albuquerque (posteriomente encampou o sobre nome Maranhão), para expulsarem os franceses que haviam se instalados por aqui. Hoje, inclusive atualmente são nomes de duas avenidas em suas homenagens. Geralmente os MOURAS, são dotados de muita coragem, portanto, desbravadores e lutadores por um ideal..Em Rondônia tem uma cidade chamada de Rolim de Moura, nome de um desbravadorda reigião..Curionópolis PA, é em homenagem a Sebastião Rodrigues de Moura, entre outros....
      -Entre em contato comigo - gilbertosmoura@ig.com.br

      Excluir
  88. LINDOMAR ADAO DE MOURA11 de junho de 2012 às 14:08

    OLA, MEU NOME: LINDOMAR ADAO DE MOURA, SOU NETO DE JOAQUIM ADAO DE MOURA.FILHO DE UBERLANDIA MG. HOJE MORO EM MONTES CLAROS MG. ACHEI MUITO INTRERESSANTE TODAS ESSAS INFORMAÇOES SOBRE A FAMILIA DOS 'DE MOURA' NO BRASIL E NO MUNDO. MEU E-MIL MOURAADAO@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  89. Olá, meu nome é Daniele Maria de Moura, neta de José Higino de Moura. Somos de Pernambuco. Pelo que sei da minha família, é uma história bem louca, de espíritas e católicos, agricultores, senhores de engenho e políticos.
    Notei pelos comentários, que muitos DE MOURA são dos Estados de MG, RS, PE e MR.
    É uma história bastante interessante. Um salve para os De Moura! \õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. sou Lorena Moura meu avó tambem é de salvador !!!
      será que somos parentes!!?????

      Excluir
    4. Ola, sou Ana Carolina Moura, a família Moura de Salvador na sua maioria moravam no Pernambués- Cabula e Liberdade, e quase todos são parentes distantes. Muito bom aprender um pouco mais sobre o sobrenome Moura.

      Excluir
  90. oi sou bruna moura gostei da historia da familia moura e bom saber que somos umas das familias mais antigas do brasil espero que continuem escrevendo.sou do rio grande do sul da cidade de santa rosa.fiko feliz sabemdo da nossa historia.

    ResponderExcluir
  91. Olá
    Eu busco informações sobre a origem dos Mouras desde muito tempo. E meus resultados diferem bastante do seu relato. Gostaria que me informa-se suas fontes. É possivel faze-lo?

    PS: Sou um Moura.
    Descendo da linhagem Alexandre de Moura - Até uma geração antes da minha todos os homens da familia tinham o Nome terminado em Alexandre de Moura. Eu só herdei o Moura mesmo.

    ResponderExcluir
  92. sou juliano de moura moro em bento gonçaves rio grande do sul gostei muito da materia se tiver mais pra saber meu endereço lulomouraamarak@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. sou juliano de moura bento gonçaves rio grande do sul gostei muito da materia gostaria de saber mais meu endereço é lulomouraamarak@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. Estou por de mais sencibilizado e profundamente honrado,por encontrar algo que desde da minha infância pulsava tão fortimente no meu coração e agora aos 56 anos de idade pude encontrar essa preciosidade que é o estórico da geneologia MOURA.Expresso minha gratidão a todos que compõen essa grande nobre familia e em espesial aqueles que tanto nos amarão a ponto de realizar tão grande pesquisa.que nosso Deus abençoe á todos. SAMUEL ALVES DE MOURA
    AQUI ESTOU: prsamuelnatal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Keyla Giulliane Moura, sou de São Paulo porém antepassados vieram de Sergipe e sei que ainda tenho parentes distantes por lá!
    Morro de vontade de conhecer Sergipe e encontrar alguns Mouras por lá!

    ResponderExcluir
  96. Que legal, descobrir este blog.

    Boa noite, família!
    avo: antonio pedro de moura (goianinha-RN)
    avó: maria de lourdes de moura

    bisavô: manoel pedro de moura (RGN)
    bisavó: maximina m monteiro

    todos do Rio grande do norte

    Alguem sabe alguma coisa?

    Gt


    Jorge

    ResponderExcluir
  97. ola tudo bem
    meu nome
    jair de moura rocha

    meu pai luiz de moura rocha
    mae cleci borges
    meu avo joão batista do rocha
    avó deolinda francisca da costa

    do rio grande do sul

    ate mais !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  98. meu email;
    jmr1074@hotmail.com

    jair de moura rocha

    ResponderExcluir
  99. ouvi dizer que em Recife-PE tem todo ano um encontro dos Mouras. Onde existe uma arvore genealogica. so nao sei em que lugar e a data do encontro.

    ResponderExcluir
  100. moro em cuiaba mas nasci no Ceará. acredito que grande parte dos Mouras estao no nordeste.

    me chamo:
    jose emerson da silva de moura
    meu bisavô se chamava Benedito de Moura

    ResponderExcluir
  101. Olá meu nome é Marisângela Moura e gostaria de saber se os mouras da região sul da Bahia também faz parte dessa pesquisa, não conheço parentes na região, o nome do meu pai é Epaminondas Moura e gostaria de saber. meu e-mail lala.fisioterapia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá também sou Moura da Bahia,mas sou de Curaçá-Ba.
      soraya-moura01@hotmail.com

      Excluir
  102. Olá, sou um Moura e assim como muitos de vocês gostaria de esclarecer algumas questões sobre o meu sobrenome de peso !!! Bem tudo começou quando eu tinha 5 anos, fiz uma viagem a Portugal e lá meu avô paterno me contou que nós decendiamos dos Condes de Moura, porem apesar de meus esforços ainda não consegui que a corte do Brasil aprove o meu titulo !!! Bem enfim acredito que somos todos parentes e portanto gostaria de saber mais sobre as familias de vocês e como chegaram ao Brasil !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Descendo de Antônio Rolim de Moura Tavares, conde Azambuja, foi governador do Mato Grosso e vice Rei do Brasil, meu bisavô chamava-se Antônio Candido Rolim de Moura. Se você esta falando dele, somos parentes. Abraço
      A propósito temos grande parte da família na região de Sorocaba - SP

      Excluir
  103. Procuro Manoel de Souza Moura natural de Fortaleza-CE, filho de Maria Laura e Sebastião de Souza Moura. Contato m.laura2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. OLÁ SOU TAMBÉM DA FAMÍLIA DE MOURA, MEU AVÔ CHAMA-SE JOÃO DE MOURA DA REGIÃO DE LARANJAL PAULISTA E TIETE ESTADO DE SÃO PAULO.

    GOSTEI MUITO DE SABER SOBRE OS MOURAS
    labluisom@ig.com.br

    ResponderExcluir
  105. Ola, me chamo Fernando Moura, o nome do meu avó era Luiz Carlos Costa de Moura, nas céu no Maranhão, faço parte dessa família. ,Então adoraria saber se somos todos descendente, sei que minha família tem decadência de Portugal e Espanha, fico grato se responder. E-mail. : fer-nan-domf @hotmail.com

    ResponderExcluir
  106. Ola, me chamo Fernando Moura, o nome do meu avó era Luiz Carlos Costa de Moura, nas céu no Maranhão, faço parte dessa família. ,Então adoraria saber se somos todos descendente, sei que minha família tem decadência de Portugal e Espanha, fico grato se responder. E-mail. : fer-nan-domf @hotmail.com

    ResponderExcluir
  107. Ola, me chamo Fernando Moura, o nome do meu avó era Luiz Carlos Costa de Moura, nas céu no Maranhão, faço parte dessa família. ,Então adoraria saber se somos todos descendente, sei que minha família tem decadência de Portugal e Espanha, fico grato se responder. E-mail. : fer-nan-domf @hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chamo-me luis nunes moura sou natural de alcácer do sal toda a minha familia tambam .sei que na regiao de grandola há muitas familias de nome moura gostaria de saber qual a origem deste nome que exiete bastante em todo o territóroo portugues.

      Excluir
  108. meu bisavô era português e veio para o Brasil no estado de MG... Caetano Gaspar de Moura... atualmente estamos em SP...

    caiowww@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome é Ana de Moura, estou em busca da minha origem pois meu pai e meu avo ja faleceram a quem e perguntaria sobre a minha origem . Como voce é de mg queria saber se entre seus familiares existe alguemque conheça um homem chamado Nilo e Moura
      meu e-mail é morencarolmoura@hotmail.com

      Excluir
  109. MEUS AVOS POR PARTE DE PAI SÂO DE PATU RN E FIQUEI MUITO FELIZ EM CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTORIA DE NOSSA FAMILIA QUERIA EU QUE FOSSEMOS UNIDOS QUE FORÇA TERIAMOS E QUÂO SE FOSSEMOS

    MEU NOME:ISAIAS DE MOURA
    MEU E_MAIL: ISAIASMOURA7@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  110. Depois que chegaram no Brasil como os Mouras se espalharam?

    Todos somos dessa mesma origem? Se formos estou feliz com essa origem judaica.

    ResponderExcluir
  111. 'Moura' tem origem Celta.

    The Enchanted Moura

    ResponderExcluir
  112. Já sabia que Moura descendia de origem portuguesa e fiquei feliz de conhecer mais a fundo nossa Historia.

    Claudia Do Espirito Santo De Moura

    ResponderExcluir
  113. Olá!
    Me chamo Aline Maria de Moura Ferreira,o sobrenome de moura é da parte materna, a unica informação que tenho, e que meus antepassados são de Portugal, de onde não sei. Gostaria de saber mais sobre a origem o meu sobrenome. Gostaria de saber como faço para descobrir?

    ResponderExcluir
  114. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  115. Olá!!!! Me chamo Erick Melo de Moura e moro em Porto Alegre-RS.
    Este é meu sobrenome paterno, meu pai nasceu em Sao Luiz Gonzaga-RS e sou bisneto de Beltrão Rocha de Moura. Gostaria muito de conhecer as origens de minha familia.
    Meu e-mail: erickmelodemoura17@gmail.com

    Deus Abençoe todos vocês!!!

    ResponderExcluir
  116. OLA SOU UM DE MOURA TAMBÉM DO LADO PATERNO. INFELIZMENTE EU NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE SABER MAIS SOBRE ESSE LADO DE MINHA FAMÍLIA A UNICA COISA QUE SEI É QUE MEU PAI É NATURAL DA CIDADE DE VICÊNCIA - PE E COMO ALGUNS ASSIM GOSTARIA DE SABER SE A INTERLIGAÇÃO ENTRE OS MOURAS E OS DE MOURAS QUALQUER INFORMAÇÃO MAIS A FUNDO SOBRE O ASSUNTO É BEM VINDA AGRADEÇO A ATENÇÃO.

    AI ESTA MEU E-MAIL. NOVAMENTE GOSTARIA DE DIZER QUE AGRADECERIA MUITO QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO.
    filipe.assistencia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Sou Moura e sei que o meu tetra avô foi o Marechal Gomes da Costa, que foi Presidente de Portugal durante um curto período de tempo.. É das poucas coisas que sei da minha família mas sei que tem um longo historial militar.

    ResponderExcluir
  118. Meu avô, já falecido chamava-se Edgard Moura e residia na região de Passos, MG, atualmente resido em Poços de Caladas, MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha familia tbm é de Mg queria saber se voce ja ouviu falar de algum parente em Dores do Indaià .
      Meu e- mail é morencarolmoura@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá, minha origem familiar também é da região de Passos/MG, meu avô se chamava Pedro Cunha Moura, você já ouviu falar? Será que temos alguma ligação mais próxima? Grande abraço!

      Excluir
  119. Alguem é neto de Luiz de França Moura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha um tio-avô que nasceu em Portugal,na freguesia da Vacariça (Mealhada)chamado Luis que emigrou para S.Paulo, muito novo, onde casou e constituiu família.
      Será que ainda anda alguém meu por aí?
      Ou faço parte da anedota que se conta sobre a portuguesa que andava à procura da "ti Maria" que tinha emigrado para o Brasil?
      Eu fiquei por cá pacatamente a estudar História da Arte por essas universidades europeias...não fui para a Holanda,Israel ou Brasil...Serei tão MOURA como voçês?

      Excluir
  120. Meu nome também tem Moura, sou de pernambuco, mais minha avó nasceu na Paraíba. Gostaria de saber se todos os Mouras são descendentes da mesma família.
    Qualquer informções sobre os mouras: hanna-008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  121. Me chamo Vanessa de Almeida Moura, sou de Salvador-BA. Fiquei encantada com a história dos de Moura, mas, aí pergunto: os "apenas" Moura são de outra família? Também desejo receber mais informações sobre a os de Moura. Meu e-mail: vanessamoura86@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  122. sou Adilio moura figueiredo, minha familha tem origem nordestina ba.todos da milha familia são de moura apenas eu que ñ, por erro do meu pai mas acredito que somos todos parentes rs...

    ResponderExcluir
  123. sou Adilio moura figueiredo, minha familha tem origem nordestina ba.todos da milha familia são de moura apenas eu que ñ, por erro do meu pai mas acredito que somos todos parentes rs...

    ResponderExcluir
  124. Gostaria de saber se você tem algum documento que comprove que somos descendentes judeus, isto ajudaria-me muito.
    Meu nome é Marcos R. Moura.
    O meu e-mail é : marcos.ben-avrham@live.com

    ResponderExcluir
  125. Fico boquiaberto como as pessoas gostam de serem enganadas! Vão no canto do primeiro cisne que aparece. Nem ao menos lançam dúvidas... A velha balela de que "todas as famílias portuguesas antigas, eram na verdade judeus convertidos". Ou foi o contrário, os judeus adotaram nomes de antiquíssimas famílias cristãs velhas. Nem todos somos cristãos novos, na verdade (e bem documentado),muito poucos foram as famílias judias convertidas ao catolicismo. Agora, apenas porque a maioria dos brasileiros não tem pedigree, alguém um pouco mais decepcionado com suas próprias origens se agarra ao primeiro lampejo de descendência. Pobre dos de Moura (ou dos Moura). Muitos devem estar rolando na sepultura por tanta "blasfêmia" lançada sobre suas origens. Procurem, verifiquem tenham realmente em vocês todos o espírito dos Moura e não se deixem encantar por estórias tendenciosas. Enfim, só para constar, os Mouras são e foram, na maioria absoluta cristão velhos, tão antigos quanto Portugal e suas cercanias (Hispânia e Ilhas Britânicas), levamos séculos para conquistarmos tudo que temos (uma grande herança chamada Brasil). E não podemos trocá-la ou trocar toda a nossa glória "por uma simples tigela de sopa de ervilhas".

    ResponderExcluir
  126. https://www.facebook.com/mourafamilia?skip_nax_wizard=true Add fampage da familia Moura.

    ResponderExcluir
  127. Olá Família Moura! Também sou um DE MOURA, meu pai Geraldo José de Moura, nasceu em Monte Carmelo(MG) e mudou-se ainda criança para Buriti Alegre(GO), depois já adulto veio para Paraúna(GO) e região de Edéia, Jandaia e Palmeiras de Goiás, tenho muito orgulho de fazer parte desta tão grande família. Agora quero tirar uma dúvida, é o seguinte: Me informaram que os Mouras vieram de Portugal em treis irmãos, um foi para o Nordeste, outro ficou em São Paulo e o último foi prá Minas Gerais e todos se ramificaram pelo Brasil a fora, por favor me esclareça. Um forte abraços a todos, meu E-mail é gemouradim@gmail.com, estou a disposição a mais informações.

    ResponderExcluir
  128. Olá Família Moura! Também sou um DE MOURA, meu pai Geraldo José de Moura, nasceu em Monte Carmelo(MG) e mudou-se ainda criança para Buriti Alegre(GO), depois já adulto veio para Paraúna(GO) e região de Edéia, Jandaia e Palmeiras de Goiás, tenho muito orgulho de fazer parte desta tão grande família. Agora quero tirar uma dúvida, é o seguinte: Me informaram que os Mouras vieram de Portugal em treis irmãos, um foi para o Nordeste, outro ficou em São Paulo e o último foi prá Minas Gerais e todos se ramificaram pelo Brasil a fora, por favor me esclareça. Um forte abraços a todos, meu E-mail é gemouradim@gmail.com, estou a disposição a mais informações.

    ResponderExcluir
  129. Oi meu nome é Ana Carolina Silva de Moura, moro em Belo Horizonte mas o meu Pai Laercio Sousa de Moura é de Dores do Indaià proximo do triangulo mineiro. Gostariade ser informada de mais coisas e se essa 3é realmente a minha origem. Meu avô se chamava Nilo de Moura. Grata desde ja.

    ResponderExcluir
  130. Oi meu nome e Luana Moura eu moro em Cuiabá MT mas a minha vó materna da qual eu herdei o nome Moura e de Barão de melgaço também MT

    ResponderExcluir
  131. Oi meu nome e Luana Moura eu moro em Cuiabá MT mas a minha vó materna da qual eu herdei o nome Moura e de Barão de melgaço também MT

    ResponderExcluir
  132. Olá me chamo Tatiane Santos de Moura filha de Valdemar Bueno de Moura somos de Bauru-SP, gostei muito de saber a origem de nosso sobrenome.

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. eu tenho um avô chama do Camilo de Moura sua origem é de mirai-MG necessito de informações de tem algum parente lá meu e-mail é ro-m@hotmail.com

    ResponderExcluir
  135. Como tem Mouras oriundos de Minas Gerais, acho que esse estado recebeu bastante deles, ou melhor, de nós. Me chamo Paulo Tarso de Moura, nasci em Macaé mas parece que os descendentes de meu pai vieram de Carangola - Minas Gerais. Hoje tem Moura em todo o Brasil e no mundo e salvo algum encontro casual "predestinado" é quase impossível descobrirmo-nos parentes. Mas eu não disse impossível e sim quase impossível...

    Aliás, vamos Mouralizar todo o mundo, quiçá o universo hehehe.

    ResponderExcluir
  136. Como tem Mouras oriundos de Minas Gerais, acho que esse estado recebeu bastante deles, ou melhor, de nós. Me chamo Paulo Tarso de Moura, nasci em Macaé mas parece que os descendentes de meu pai vieram de Carangola - Minas Gerais. Hoje tem Moura em todo o Brasil e no mundo e salvo algum encontro casual "predestinado" é quase impossível descobrirmo-nos parentes. Mas eu não disse impossível e sim quase impossível...

    Aliás, vamos Mouralizar todo o mundo, quiçá o universo hehehe.

    ResponderExcluir
  137. Olá minha família é de Moura origem interior da Bahia meu avo Chama-se Laurindo Américo de Moura, meus tios avós são Miguel Américo de Moura e João Padre Américo de Moura todos nascidos nos anos de 1880. têm alguma informação? sou Moura Mas não tenho mais o '' de ''

    ResponderExcluir
  138. Eduardo Araújo de Moura, 08 de julho de 2013. 21:28

    boa noite também sou um de moura,natural de São Lourenço da Mata -PE. Meu pai se chamava José Joaquim de Moura. fiquei feliz em saber a origem dos de moura.

    ResponderExcluir
  139. Sou Maria Eloisa Dias de Moura, meu pai José Dias de Moura, meu avô era Horácio Dias de Moura. Estou muito feliz de ver tantos Mouras juntos, não importa se somos ou não parentes, temos o mesmo sobrenome e isso é maravilhoso, para mim já os considero todos meus parentes e que venham mais... estou pesquisando tudo sobre meus antepassados e amei esse blog, vou voltar! Um abraço a todos que aqui passarem. Sou de Porto União- Santa Catarinha, nasci em União da Vitória-Pr.

    ResponderExcluir
  140. Olá

    Procuro meu tio-avô e seus descendentes.
    O nome dele é José Bezerra de Moura, filho de Jõao Bezerra de Moura e Francisca Maria da Conceição, suas irmãs são Maria(Nitinha), Rita e Lurdes, todos são do Estado da Paraíba. Pelo que sei, meu tio-avô mora no Estado de Pernambuco desde a sua juventude.

    Minha avó(Maria) gostaria muito de revê-lo e nós de conhecer essa parte da família.

    Qualquer informação, por favor entre em contato:
    gilberto.caetano.jr@gmail.com
    facebook.com/gilberto.caetano.jr

    ResponderExcluir
  141. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  142. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  143. INFORMAÇÕES PARA QUEM QUISER DESCOBRIR AS ORIGENS JUDAICAS SEFARADIM OU BENEI ANUSSIM DA FAMÍLIA DIAS , DIAZ OU DIEZ E COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE AS ORIGENS JUDAICAS SEFARADITAS DA FAMÍLIA MOURA


    BOA NOITE A TODOS!


    MEU NOME É MARCOS TUCMAN COHEN , E POSSO ACRESCENTAR AO SEU EXCELENTE TEXTO, QUE SE FOR DO SEU INTERESSE E DE SEUS LEITORES COMPLEMENTAREM AINDA MAIS AS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS E CONFIRMAR E AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE AS JÁ CONSTANTES NO MESMO, VOCÊ PODERIAM CONSULTAR AS PESQUISAS E TRABALHOS DE DO HISTORIADOR BRASILEIRO DE ORIGEM JUDAICA E MEU PRIMO, DO QUE ME ORGULHO MUITO, PELO FATO DELE SER UM GRANDE PESQUISADOR BRASILEIRO, RESIDENTE EM RECIFE -PE, FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN.


    E ALIÁS, QUEM QUISER TIRAR SUAS DÚVIDAS E DESCOBRIR SE SUA FAMILIA É DE ORIGEM JUDAICA SEFARADIM OU NÃO BASTA CONSULTÁ-LO. É LAMENTÁVEL QUE NO BRASIL NÃO SE RESPEITEM OS DIREITOS AUTORIAS, POR PESSOAS QUE PUBLICARAM ESTUDOS DAS ORIGENS JUDAICAS DE FAMILIAS, QUE SÃO ATUALMENTE ,ACHADOS NA INTERNET EM BLOGS E NO ORKUT COM OS TÍTULOS ORIGINAIS CRIADOS POR ELE : '' AS ORIGENS JUDICAS SEFARADITAS DA FAMÍLIA ..'', ''AS ORIGENS JUDAICAS SEFRADIM DAS FAMÍLIA..'', E ''AS ORIGENS JUDAICAS DA FAMÍLIA...'', QUE ABORDAM SOBRENOMES COMO:


    ALMEIDA, ANTUNES, OLIVEIRA, PEREIRA, MARRA, BRAGA, DIAS,DIEZ,TEIXEIRA,MOURA,PEREIRA,SOUZA,SOUSA,FERNADES, CARNEIRO,LIMA,LOPEZ,GOMES,GOMEZ, OLIVEIRA,PINHEIRO,GUTIERREZ, CUNHA,SANTOS,
    QUEIROZ, LEIVA, CARDOSO, CARDOZO, CARDENAS,
    BARCELOS, BASTOS; CORREA ; XIMENES;
    MOREIRA; MORAES; MACHADO, LEITE; DANTAS,
    BONER; ,BONIN; ALMEIDA; PRADO. PAREDES; COELHO;
    CAMARA, SANTIAGO; FIDALGO; FURTADO; MENDONÇA; RUAS; MALDONADO;


    E TAMBÉM CASADO, CASAES, CAZARES; BALEEIRO;
    MACEDO;SALAZAR; SARAIVA;GUEIROS,FIGUEIREDO,
    SOARES,MEDEIROS,GONÇALVES,FERNANDES,
    MENDES,RIBEIRO,MEIRA, MEIRELES,ALBUQUERQUE,
    SÁ,PIRES, PERES, PEREZ , FARIAS ; QUEIROGA,
    QUARESMA; ASSUNÇÃO; SARMENTO; NASCIMENTO; SANTOS; SANTA MARIA, MARIA; DE JESUS; DAMASÇENO; SIMÕES; ABREU; E MUITAS OUTRAS, ETC, NA VERDADE ESTAO APENAS COPIANDO OS ESTUDOS DE FLAVIO DE SA COHEN, SEM CITAR SUA VERDADEIRA AUTORIA ( QUE PERTENCE AO FLÁVIO DE SÁ COHEN), E OS POSTANDO COMO SE FOSSEM OS VERDADEIROS AUTORES. CHEGANDO INCLUSIVE , AO CÚMULO DE NA CARA DE PAU, E NO SISTEMA DE SIMPLESMENTE COPIAR E COLAR, REPETIR ATÉ OS ERROS EVENTUAIS DE DIGITAÇÃO DELE.


    CONTINUA ABAIXO..................................................................

    ResponderExcluir
  144. CONTINUAÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA QUEM QUISER DESCOBRIR AS ORIGENS JUDAICAS SEFARADIM OU BENEI ANUSSIM DA FAMÍLIA DIAS , DIAZ OU DIEZ COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE AS ORIGENS JUDAICAS SEFARADITAS DA FAMÍLIA MOURA COM AUXÍLIO DO PESQUISADOR FLÁVIO ROGÉRIO RIBEIRO DE SÁ COHEN, BY MARCOS TUCMAN COHEN:



    CONTINUANDO......................................................................................................


    BEM, FLAVIO DE SA COHEN É ESPECIALIZADO EM GENEALOGIA JUDAICA FILOLOGIA, ANTROPOLOGIA CULTURAL E GENETICA DE POPULAÇÕES HUMANAS, PORQUE SUA SEGUNDA FORMAÇÃO É EM BIOQUIMICA ,E MICROBIOLOGIA MOLECULAR E INCLUSIVE , E CITO ISTO APENAS PARA INFORMAR O GARU DE SERIEDADE QUE ELE LEVA A SERIO SUAS PESQUISAS, TENDO SE ESFORÇADO MUITO PARA SE ESPECIALIZAR NESSA ÁREA , PARA FORNEÇER UM TRABALHO DECENTE E BASTANTE ELUCIDATIVO SOBRE A ORIGEM JUDAICA DE FAMILIAS BRASILEIRAS E LATINOI AMERICANA COMO UM TODO.


    EM SUAS ATUAIS PESQUISAS , ELE ATÉ INFORMA COM QUAIS FAMÍLIAS JUDIAS UMA PESSOA DEVE COMPARAR SEU EXAME DE DNA DO CROMOSSOMO Y , NO BANCO DE DADOS DA EMPRESA FAMILYTREEDNA, PARA ESTABELECER AS LIGAÇÕES DE PARENTESCO E SE DESCOBRIR SE SUA LINHAGEM É COHANIN, LEVIIN,BEN ISRAEL, BEN ABRAHAN OU CONVERSA AO JUDAISMO E INCLUSIVE SE DETERMINADA FAMÍLIA ESTA LIGADA DIRETA OU INDIRETAMENTE A CASA DAVÍDICA, E EM ALGUNS CASOS CONSEGUE ESTABELECER E IDENTIFICAR O PATRIARCA JUDEU SEFARADIM FUNDADOR DA MESMA, TANTO SE FOR DOS TEMPOS BÍBLICOS, COMO SE FOR ORIUNDO DA HISPÂNIA MUÇULMANA OU DA ÉPOCA INQUISITORIAL, E NESSES CASOS INDICANDO OS TRIBUNAIS DA INQUISIÇÃO ONDE MEMBROS DE DETERMINADA FAMÍLIA FOI PROCESSADO.


    POIS A CERCA DE 20 ANOS O FLÁVIO DE SÁ COHEN SE DEDICA DIARIAMENTE A PESQUISA E ESTUDO DESSE TEME, E HOJE COM O AUXILIO COMPLEMENTAR DOS DADOS FORNECIDOS PELAS PESQUISAS GENÉTICAS DE HAPLÓTIPOS HUMANOS , E ALGUNS DADOS QUE EU SEMPRE REMETO PARA ELE DE TEMPOS EM TEMPOS DAQUI DA EUROPA E DOS ESTADOS UNIDOS.


    REALMENTE VALE A PENA VCS CONFERIREM COM ELE ESSES TEMAS DE GENEALOGIA E HISTÓRICA E GENÉTICA DE FAMÍLIAS DE ORIGEM SEFARADIM E ANUSSIM. VCS NÃO VAO SE ARREPENDER, PORQUE ELE SIMPLESMENTE RESPONDE A VCS O QUE ,O COMO, O ONDE, E O PORQUE UMA FAMÍLIA POSSUI ORIGEM JUDAICA. O FACEBOOK DELE É FLAVIO SA COHEN E SEUS E-MAIL DE CONTATO SÃO FAIO1202@YAHOO.COM.BR E SACOHEN@BOL.COM.BR. PODEM CONTÁTA-LO QUE ATENDE QUALQUER PESSOA GENTILMENTE E EDUCAMENTE, INDEPENDENTE DE A PESSOA SER JUDIA OU NÃO. VERFIFIQUEM NA INTERNET PESQUISANDO NO GOOGLE, DIGITANDO O NOME DELE E VCS PODERAO VER SUAS REFERÊNCIAS PESSOAIS.


    MEU SINCERO E CORDIAL SHALOM!

    ResponderExcluir
  145. Olá Mouras do Brasil!
    Meu avo chamava-se Amadeu Moura e minha avo Amélia Dias de Moura. Meu pai Alcy Alves de Moura nasceu em Itaperuna/ RJ. Nossa família aqui no Rio e
    enorme!
    Gostaria de conhecer parentes dessa linhagem da família abs
    ADALBERTO Alves de Moura

    ResponderExcluir
  146. Meu Nome é Daniel Jefferson Silva Moura. Sou também ascendente de Família Moura, meu Pai se chamava Dorival Barbosa de Moura, nascido em 1941 na Bahia e faleceu em 2005 já em SP. Meu vô se chamava Domingos Barbosa de Moura, e não me lembro muito bem mas ele faleceu com 98 anos de idade por meados de 1996, por ai. Contava meu pai q o avô dele, meu bisavô no caso, se chamava Leôncio de Moura e foi casado com uma India, todos eles veio da Bahia, então creio q eu seja ascendente do Bastião de Moura pq como conta a história ai postada aqui, que ele veio de navio e desceu ali na Bahia, então tudo indica não?? rsrs. Bom é só o que sei da minha geração. Mas gostaria de saber muito mais, e gostaria de tomar um Brazão para minha família, mas gostaria do brazão mais original possível da Família Moura. ah! só lembrando q meu vô teve 10 filhos entre filhos e filhas, e meu Pai teve 14 filhos estando 11 vivos q são meus irmãos hehehe. Abraço a todos é nóis família Moura!

    Se alguem tiver alguma informação ou se identifica com alguma coisa desses nomes em q citei ou algum brazão pra me mandar por favor pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail: flatcortez@gmail.com ou daniel@mourarep.com.br

    ResponderExcluir
  147. sou juliano de moura filho de joão maria de moura neto de julia pacheco de moura e moro em bento gonçalves rio grande do sul

    ResponderExcluir
  148. sou juliano de moura filho de joão maria de moura neto de julia pacheco de moura e moro em bento gonçalves rio grande do sul

    ResponderExcluir
  149. Olá, sou uma Moura também, Isabella Iris de Moura Gonçalves , Moura por parte de mãe , o nome da minha família é Augusto de Moura da cidade de Nazaré da mata ,zona da Mata Norte de Pernambuco , porém vivem há muitos anos em Recife. Então somos descendente de Judeus , jurava que eramos descendentes dos árabes, embora ambos tenham arvores genealógicas próximas, não é ?

    ResponderExcluir
  150. Sou Fernanda de Moura, o meu sobrenome veio dos meus avós maternos, que são do interior de Pernambuco e moraram por último e faleceram na cidade de João Alfredo (PE).Hoje parte da minha família mora em Minas gerais e parte mora em São Paulo (pais, tios, tias e primos (as). Alguém desta região de Pernambuco? Meu e-mail: femou@bol.com.br

    ResponderExcluir
  151. Você está na necessidade de um empréstimo? em caso afirmativo, por favor contacte-nos com as seguintes informações
    preencher as informações no formulário abaixo:

    Nome: ........................
    Endereço para contato: ..................
    Telefone: ............................
    País: ............................
    Valor do Empréstimo Necessário: ............
    Renda mensal ................
    Empréstimo Duração: ....................
    Sexo: ..............................
    Email: stellaloanfirm69@gmail.com
    Atenciosamente,
    Mrs.lorreta

    ResponderExcluir
  152. Olá MOURA's.
    Meu nome é Alana Santos de Moura, meu pai se chama Josué Marques de Moura, meu vô se chama Geraldo Marques de Moura e meu bisavô se chama Alcides Marques de Moura, meu tataravô veio da Itália para o Brasil, para o Paraná, hoje meu vô, meu pai, eu moramos em Atibaia SP, sei que temos muitos no Paraná. Conheço uma menina que também tem o sobrenome Moura, mas sua família veio do Ceara.
    Será que somos parentes distântes.? kk

    ResponderExcluir
  153. Meu nome é Alessandra Regina Novais, estou pesquisando a origem do sobrenome MEURA, que é da minha avó paterna, com a qual não tive convivência, sei apenas que ela veio para o Brasil fugindo da 2ª Guerra e na certidão dela contava Ana Meura, nascida em Crasna, Alemanha. Gostaria de saber se o Meura também faz parte dos "Moura´s", se alguém souber me informar, por favor envie para nina.novais@uol.com.br

    ResponderExcluir
  154. Meu nome é Alessandra Regina Novais, estou pesquisando a origem do sobrenome MEURA, que é da minha avó paterna, com a qual não tive convivência, sei apenas que ela veio para o Brasil fugindo da 2ª Guerra e na certidão dela contava Ana Meura, nascida em Crasna, Alemanha. Gostaria de saber se o Meura também faz parte dos "Moura´s", se alguém souber me informar, por favor envie para nina.novais@uol.com.br

    ResponderExcluir